sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

80 anos do Brasil na ONU, história da diplomacia e de uma vida - Paulo Roberto de Almeida

80 anos do Brasil na ONU, história da diplomacia e de uma vida - Paulo Roberto de Almeida

Introdução de André Magnelli, do Ateliê de Humanidades:

As trajetórias profissionais de longa duração acabam se entrelaçando, em boa parte, com a história do país e do mundo. É o caso dos 50 anos de carreira diplomática de Paulo Roberto de Almeida: https://ateliedehumanidades.com/2025/01/31/80-anos-do-brasil-na-onu-a-historia-da-diplomacia-e-de-uma-vida/

Após o programa do Conversas de Ateliê sobre o cenário da política internacional, publicamos hoje as notas do diplomata para uma aula magna de Curso de Admissão à Carreira de Diplomata – CACD (10/01/2025). Como um “espectador engajado” na política externa e na diplomacia brasileira, Paulo Roberto de Almeida apresenta um enfoque pessoal dos oitenta anos de construção do multilateralismo do pós-guerra através do sistema ONU, da qual a diplomacia brasileira foi co-partícipe central, espécie de “sexto membro permanente”.

Em face ao contexto atual de fragmentação do multilateralismo, com a emergência do que alguns chamam de “segunda guerra fria”, Paulo Roberto reconstrói as características da política exterior do país, apresentando, então, o que entende ser as tendências de ruptura da tradição, baseadas, segundo ele, em “desajustes conceituais e erros estratégicos”.

Desejamos, como sempre, uma excelente leitura!

André Magnelli

Fios do Tempo, 31 de janeiro de 2025

Leia: https://ateliedehumanidades.com/2025/01/31/80-anos-do-brasil-na-onu-a-historia-da-diplomacia-e-de-uma-vida/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.