sábado, 11 de maio de 2019

A politica externa na perspectiva do Mercosul - livro gratuito de Marcelo Mariano (Unesp digital)

Um livro disponível livremente na Biblioteca Digital da Editora da Unesp:

A política externa brasileira e a integração regional

Uma análise a partir do Mercosul


Livro
O objetivo principal de Marcelo Passini Mariano nesta obra é investigar como a política externa do Brasil, o principal integrante do Mercosul, relaciona-se com o bloco regional e de que maneira se revela na sua configuração e nos seus impasses. A partir de análises que entendem que a crise vivida pelo bloco não decorre exclusivamente de questões comerciais, o autor afirma que parte dos desafios atuais do bloco regional tem origem na própria concepção da política externa brasileira, que privilegia sua expansão para o restante da América do Sul em detrimento do aprofundamento da integração.
Assim, em A política externa brasileira e a integração regional, Mariano discute a hipótese de que, para o Mercosul expandir-se, seria necessária uma mudança em alguns preceitos da política externa brasileira em relação ao escopo dos processos de integração, em especial sobre a questão da autonomia de cada nação.

Autor:

  • Marcelo Passini Mariano 
    Marcelo Passini Mariano é cientista político, professor de Relações Internacionais nas Faculdades Integradas Rio Branco; pesquisador do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (Cedec); assessor de Relações Internacionais da Central Única dos Trabalhadores; doutorando em Ciências Sociais na Universidade Estadual Paulista (Unesp – câmpus Araraquara); autor de livros e artigos em publicações especializadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.