O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Fernando Collor: aula magna no IRBr - 13/12

Collor ministra aula magna para acadêmicos do Instituto Rio Branco

Por Jonathas Maresia | Portal Gazetaweb.com     13/12/2018 16h16
Collor afirmou que a globalização é uma grande onda de oportunidades
FOTO: Itamaraty
O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Fernando Collor de Mello (PTC/AL), ministrou, nesta quinta-feira (13), uma aula magna de encerramento do ano letivo do Instituto Rio Branco, a academia diplomática brasileira. 
À oportunidade, o parlamentar fez uma avaliação do cenário internacional, apontando que a globalização é uma grande onda de oportunidades, mas, para isso, é preciso estar preparado para as possibilidades que surgem neste processo.
"Não podemos ser ingênuos e acreditar que as grandes potências estão dispostas a abrir mão do seu espaço. Precisamos vislumbrar as oportunidades que estão diante de nós e nos prepararmos para elas. E a globalização é uma grande onda de oportunidades, se estivermos preparados. Isso requer estabilidade política e segurança jurídica, o que exige nossa permanente atenção", expôs Collor.   
Collor falou nesta quinta-feira para acadêmicos do Instituto Rio Branco
FOTO: Itamaraty
Durante a aula, Collor citou uma reflexão do embaixador Gelson Fonseca, que, segundo o parlamentar, resume, de forma brilhante, como deve ser a política externa de Estado: "Em diplomacia, a continuidade é um trunfo, serve à credibilidade, pois o jogo diplomático é tecido por compromissos em que os lados supõem que serão cumpridos e a tradição de cumprimento trabalha a favor do Estado que a ostenta".
Ao final, o senador agradeceu o convite e revelou ter sido uma alegria e uma satisfação falar para uma jovem geração de formandos, ressaltando que eles estão preparados para assumir nobres funções e destinados a obter a permanente confiança da Nação.
"Para tanto, devem perseverar com a tradição de nossa política externa, tendo sempre em mente a soberania do País. Vocês são defensores da nossa Pátria. Assim como as Forças Armadas se utilizam do poder de dissuasão pelos meios militares, cabe à Diplomacia - que agora vocês abraçam de vez - o uso do mesmo poder dissuasório por meio da capacidade de convencimento, pelo permanente diálogo e pelo paciente processo de negociação e entendimento", frisou o senador.
Collor destacou a capacidade dos acadêmicos que estão se formando 
FOTO: Itamaraty

Nenhum comentário: