O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Colecao Memoria Atlantica - Unesp

Cultura Acadêmica lança coleção Memória Atlântica para download gratuito 






Cultura Acadêmica lança coleção Memória Atlântica para download gratuito

Notícias Unesp, segunda-feira, 17 de dezembro de 2018
A coleção de e-books Memória Atlântica é uma iniciativa do grupo de pesquisa Escritos sobre os Novos Mundos, em parceria com a Fapesp, que mantém o grupo, da Fundação Editora da Unesp (selo Cultura Acadêmica) e da Academia Portuguesa da História, e tem o propósito de oferecer gratuitamente ao público, especializado ou não, acesso a edições digitais de documentos e obras raras da cultura luso-brasileira. 
"É um pequeno contributo, e esse é o seu principal propósito, ao sempre polêmico mas necessário processo de construção da memória e da identidade nacionais, deste e do outro lado do Atlântico", explica Jean Marcel Carvalho França, coordenador do grupo de pesquisa.
As edições, que abarcam documentos inéditos, obras nunca antes publicadas em português e obras cujas impressões estão hoje inacessíveis, são precedidas por uma introdução histórica, composta por um ou mais especialistas, e seguida da versão integral do escrito, anotada e com ortografia e pontuação modernizadas. A cada cinco, seis meses, aproximadamente, serão lançados dois volumes da coleção: um mais voltado para a memória da Península Ibérica (a capa traz um ramo de oliva) e outro relacionado à memória da América Portuguesa, do Brasil (a capa traz um ramo de café).
Os dois volumes que abrem a coleção são: o Tratado sobre Medecina que fez o Doutor Zacuto para seu filho levar consigo quando se foy para o Brazil. Disposto e Copeado por hordem de Ishack de Matatia Aboab, escrito em 1540 por B. Godines, um manuscrito inédito preparado pelos historiadores Ana Carolina Viotti e Gabriel Ferreira Gurian; e Ensino Cristão, obra editada pela primeira vez por Luís Rodrigues em 1539, e preparada pelo historiador Leandro Alves Teodoro.
A coleção trará ainda, entre muitos outros títulos: o Índice dos cognomes e nomes dos autores da livraria do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro (1766), elaborado por Frei Gaspar da Madre de Deus, um manuscrito inédito, preparado pelo historiador Jean Marcel Carvalho França; e o Le Canarien: Histoire de la première descouverte et conqueste des Canaries, faite dès l’an 1402 escrite du temps mesme par Jean de Béthencourt, plus un Traicté de la navigation et des voyages de descouverte et conquestes modernes et principales des François (1402-1422), obra inédita em português, preparada pelos historiadores Susani Silveira Lemos França e Rafael Afonso Gonçalves.
Os primeiros volumes estão disponíveis para download gratuito no site da Cultura Acadêmica. As impressões em papel serão sob demanda.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp 

http://editoraunesp.com.br/blog/cultura-academica-lanca-colecao-memoria-atlantica-para-download-gratuito

http://www.culturaacademica.com.br

Nenhum comentário: