Collor ministra aula magna para acadêmicos do Instituto Rio Branco
Por Jonathas Maresia | Portal Gazetaweb.com 13/12/2018 16h16

Collor afirmou que a globalização é uma grande onda de oportunidades
FOTO: Itamaraty
À oportunidade, o parlamentar fez uma avaliação do cenário internacional, apontando que a globalização é uma grande onda de oportunidades, mas, para isso, é preciso estar preparado para as possibilidades que surgem neste processo.
"Não podemos ser ingênuos e acreditar que as grandes potências estão dispostas a abrir mão do seu espaço. Precisamos vislumbrar as oportunidades que estão diante de nós e nos prepararmos para elas. E a globalização é uma grande onda de oportunidades, se estivermos preparados. Isso requer estabilidade política e segurança jurídica, o que exige nossa permanente atenção", expôs Collor.

Collor falou nesta quinta-feira para acadêmicos do Instituto Rio Branco
FOTO: Itamaraty
Durante a aula, Collor citou uma reflexão do embaixador Gelson Fonseca, que, segundo o parlamentar, resume, de forma brilhante, como deve ser a política externa de Estado: "Em diplomacia, a continuidade é um trunfo, serve à credibilidade, pois o jogo diplomático é tecido por compromissos em que os lados supõem que serão cumpridos e a tradição de cumprimento trabalha a favor do Estado que a ostenta".
Ao final, o senador agradeceu o convite e revelou ter sido uma alegria e uma satisfação falar para uma jovem geração de formandos, ressaltando que eles estão preparados para assumir nobres funções e destinados a obter a permanente confiança da Nação.
"Para tanto, devem perseverar com a tradição de nossa política externa, tendo sempre em mente a soberania do País. Vocês são defensores da nossa Pátria. Assim como as Forças Armadas se utilizam do poder de dissuasão pelos meios militares, cabe à Diplomacia - que agora vocês abraçam de vez - o uso do mesmo poder dissuasório por meio da capacidade de convencimento, pelo permanente diálogo e pelo paciente processo de negociação e entendimento", frisou o senador.
Collor destacou a capacidade dos acadêmicos que estão se formando
FOTO: Itamaraty
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.