sábado, 14 de novembro de 2020

Plutarco 2: Vidas Paralelas de Trump e Bolso (será possível?) - Paulo Roberto de Almeida

Plutarco 2: Vidas Paralelas de Trump e Bolso 
(será possível?)

O texto de um eventual "clássico revisitado", cobrindo as vidas paralelas de Trump e Bolsonaro estaria bem mais para um relato estilo Monty Python do que Plutarco, mas sempre se pode melhorar o relato (a menos que alguém desconfie de minhas boas intenções).
Esse Plutarco, que falava mal Latim, andou inventando um bocado de coisas, e simplificava muito as vidas dos seus biografados (que ele fazia muito rapidamente), só escolhendo os fatos que se encaixassem em sua visão comparativa muito especial. Mas ele tinha lá as suas qualidades, para estudantes colegiais digamos assim.
Em vez de começar por Alexandre o Grande e por Julio Cesar, por exemplo, ele começa por Teseu e Rômulo, ou seja, dois personagens mitológicos.
Ainda assim, ele tem algumas frases memoráveis. Para sinalizar algo que ele não conhecia, ele já começava por uma desculpa:
"All beyond this is portentous and fabulous, inhabited by poets and mythologers, and there is nothing true or certain." (edição Aubrey Stewart e George Long, traduzida do grego, 1880)

Atualmente, poderíamos dizer quase a mesma coisa dos dois presidentes: tudo o que eles dizem deles mesmos é magnificado e fabulário, descrito por sociólogos e ideólogos, e não tem nada correto ou verdadeiro. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.