O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Livro sobre transportes regionais no Brasil - Paulo Roberto Cimó Queiroz e Alcides Goularti Filho

Um registro digno de ser feito: 


28 de outubro de 2011

Professor da UFGD lança livro sobre transportes na USP

“Transportes e formação regional: contribuições à história dos transportes no Brasil”, coletânea recém-publicada pela Editora da UFGD sob a organização dos professores Paulo Roberto Cimó Queiroz (FCH/UFGD) e Alcides Goularti Filho (UNESC, Santa Catarina), foi lançada na última quarta-feira (26), na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEA/USP).
O lançamento, realizado no prédio 2 da FEA/USP, ocorreu durante um dos Seminários em História Econômica que, sob a coordenação do Prof. José Flávio Motta, são promovidos regularmente pelo grupo de pesquisa Hermes & Clio com o apoio da FEA. Na ocasião, o Prof. Alcides expôs o sentido geral da coletânea e o Prof. Paulo apresentou brevemente o capítulo de sua autoria incluído na coletânea (intitulado “Caminhos e fronteiras”: vias de transporte no extremo oeste do Brasil).
Estiveram presentes vários pesquisadores da área da História Econômica, aí incluídos o autor da Apresentação, Prof. Flávio Saes, e os autores de alguns dos capítulos.
O livro é constituído por 14 capítulos, cujos autores – pesquisadores universitários ligados às mais diversas instituições brasileiras e com larga experiência no campo abordado – pertencem, em sua maioria, ao grupo de pesquisas intitulado “Formações econômicas regionais, integração de mercados e sistemas de transportes”, cadastrado no CNPq e liderado pelos organizadores da coletânea.
Segundo os organizadores, a obra busca contribuir para o entendimento da importante questão da integração de mercados regionais – sendo essa problemática “encarada não apenas pela óptica da História Econômica, mas levando em conta também, entre outros aspectos, os importantes contornos políticos das diversas experiências e tentativas de integração – contornos esses associados por exemplo às idéias de ‘ocupação’ e controle dos ditos ‘sertões interiores’ do país”. Os organizadores salientam ainda o caráter abrangente da coletânea, na medida em que são abordadas experiências de todas as regiões brasileiras, do norte-nordeste ao centro-sul.
A apresentação do livro é assinada pelo Prof. Flávio Saes, professor (hoje aposentado) da FEA/USP e conhecido estudioso da história ferroviária brasileira.
O livro está disponível no link


Editora da UFGD

Ir para a página
TRANSPORTES E FORMAÇÃO REGIONAL: contribuições à história do transporte no Brasil (Alcides Goularti Filho e Paulo Roberto Cimó Queiroz - orgs.)

TRANSPORTES E FORMAÇÃO REGIONAL: contribuições à história do transporte no Brasil (Alcides Goularti Filho e Paulo Roberto Cimó Queiroz - orgs.)

A história dos transportes no Brasil é um tema relevante em termos não apenas acadêmicos como também políticos. Vivemos um momento em que se discute no Brasil a implantação ou ampliação de diversas rotas e eixos viários – caso, por exemplo, das ferrovias Transnordestina, Norte-Sul e Ferroeste, das hidrovias Tietê-Paraná e Paraná-Paraguai e outras. Os autores reunidos nesta coletânea oferecem uma contribuição à problemática da integração de mercados regionais, encarada pela óptica da História Econômica e levando em conta também, entre outros aspectos, os importantes contornos políticos das diversas experiências e tentativas de integração – contornos esses associados, por exemplo, às ideias de “ocupação” e controle dos ditos “sertões interiores” do país.
Sobre os organizadores:
Paulo Roberto Cimó Queiroz: licenciado em História pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso, de Campo Grande; especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; mestre em História pela UNESP/Assis e doutor em História Econômica pela USP. Desde janeiro de 2006 está vinculado à Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), onde trabalha nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em História (mestrado e doutorado) e coordena o Centro de Documentação Regional, da Faculdade de Ciências Humanas. Publicou 2 livros, vários capítulos e diversos artigos em periódicos científicos nacionais e estrangeiros.
Alcides Goularti Filho: graduado em Economia pela Universidade do Sul de Santa Catarina; mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas. É professor do curso de Economia da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) desde 1994. Pesquisador Produtividade do CNPq. Atualmente desenvolve projetos de pesquisa nos seguintes temas: transportes e formação regional, complexo ervateiro, marinha mercante, construção naval e SUDESUL. Publicou 2 livros – com destaque para Formação Econômica de Santa Catarina – e organizou outros 3.
 Baixar versão em PDF da Obrahttp://www.ufgd.edu.br/editora/catalogo/transportes-e-formacao-regional-contribuicoes-a-historia-do-transporte-no-brasil-alcides-goularti-filho-e-paulo-roberto-cimo-queiroz-orgs./at_download/pdflivro

3 comentários:

dan disse...

Fiquei impressionado que o prezado diplomata conheça o historiador Paulo Cimó. Pois ele é um grande historiador, mas está fora dos grandes centros brasileiros.

Outro bom livro de sua autoria é sobre a ferrovia Noroeste do brasil: Uma ferrovia entre dois mundos

Paulo Roberto de Almeida disse...

Dan,
Na verdade eu não conheço o Paulo Cimó. Apenas me interessei pelo seu livro, que considero importante.
Gostaria ade conhecer o outro livro.
Paulo Roberto de Almeida

dan disse...

Prezado Paulo Roberto

Primeiramente gostaria de dizer que é um prazer escrever para ti. Sou um leitor assíduo do seu blog. Talvez só tenha me manifestado agora por que vi o nome do historiador paulo Cimó, alguem "próximo" de mim.

Agora vou escrever sobre livro Uma ferrovia entre dois mundos: a ferrovia noroeste do brasil na primeira metade do seculo 20.

Ele é uma adaptação da tese de doutorado de Cimó. Um estudo rigoroso e bem cuidadoso do impacto gerado pela ferrovia NOB aqui em MS.

Antes desta analise economica, Cimó investiga o "sentido estratégico" da ferrovia. Ou seja as motivações relacionadas com a politica brasileira no prata, o isolamento do antigo Mato Grosso com o resto do país. Assim, de maneira bem resumida, a construção NOB teve como objetivo vincular ecomicamente esta região com o resto país, pois o MT fazia bastante comércio com a região platina (Argentina).

Enfim, eis um modesto resumo sobre o livro que estou usando em minha monografia... por isso infelizmente quase não tenho tempo para ler seu blog.

abaixo um link de uma livraria que vende o livro
http://www.7livraria.com.br/books_details.asp?cod_livro=A14221&origem=jacotei

Atenciosamente

Danilo Nery
Campo Grande, MS