domingo, 27 de novembro de 2011

Mon sejour en France: Lituania, tenho de ir...


Lituânia – Trakai

Trakai é tombada pelo patrimônio histórico da Unesco e sem dúvida vale uma visita. *Por Fernanda Costta

27/11/2011 | Enviar | Imprimir | Comentários: nenhum | A A A
A histórica Trakai está a 30 km de Vilnius e já foi a cidade mais importante da Lituânia, de onde o Grand Duque comandava seu reino poderoso na era medieval. Durante o século XIV viveu seu apogeu sob o controle de Gediminas, que incorporou ao país a Polônia, Ucrânia, Bielorrúsia e parte da Rússia, fazendo da Lituânia o maior país europeu naquela época.
Foi neste período que se ergueu o Castelo de Trakai, uma charmosa fortaleza em estilo gótico-romano sede do poder lituano. O castelo sofreu diversos ataques ao longo da história e foi por diversas vezes também reconstruído. A última vez ocorreu no século XX quando a moderna Lituânia levantou fundos para a maior revitalização histórica já feita no país. A parte exterior foi onde ocorreu a maior parte da revitalização. Já a parte interna conserva melhor o passado do castelo, contendo ainda tijolos originais.
Além do castelo em sí, há uma exposição de peças antigas e também uma exibição interativa da história do lugar, com todas as suas fases de construção, destruição e reconstrução. Símbolos do poderio lituano estão por ali, como moedas e o brasão de armas. Para manter a ordem, objetos de tortura eram utilizados, mas hoje em dia foram retirados das masmorras e fazem parte da interação com os turistas.
Uma curiosidade de Trakai é que ela conserva uma das três comunidades caraítas remanescentes no mundo. O Caraísmo é uma variação do judaísmo, que apesar de ja ter tido grande influência em séculos anteriores, hoje conserva poucos seguidores, apenas em Israel, Trakai e na região da Criméia. Os valores e costumes são mantidos conforme a tradição, como o uso cotidiano da língua caraíta. Calma, não se assuste! A língua não fará a menor diferença, pois por melhor bom ouvinte que você seja, não saberá distinguir quando a população de Trakai estiver falando lituano ou caraíta. Vai tudo soar grego da mesma maneira.
Trakai é uma cidade pitoresca. Sua arquitetura conserva casinhas de madeira coloridas, a maioria com três janelas na fachada. A cidade compreende ainda 200 lagos, o que a faz ter paisagens deslumbrantes. Por ser uma cidade-balneário, os lituanos aproveitam o verão para velejar pelas águas geladas da região.
Trakai é tombada pelo patrimônio histórico da Unesco e sem dúvida vale uma visita. Você gastará no mínimo meio dia para conhecê-la, mas algumas pessoas pernoitam por lá. Não me pareceu tão necessário assim. Existem ônibus diários a partir de Vilnius com saídas a cada hora e o valor é irrisório. Prepare as pernas, pois a rodoviária está há aproximadamente 3 km do castelo, mas a caminhada é interessante e compensada pela bela paisagem, principalmente se o dia for ensolarado.
*Fernanda Costta é graduada em Turismo e já visitou mais de 40 países. Há três anos escreve suas aventuras no blog.
Artigo publicado originalmente no blog Viaggio Mondo, parceiro do Opinião e Notícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.