O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida

terça-feira, 15 de outubro de 2019

Ser professor - Paulo Roberto de Almeida


Ser professor

No Itamaraty, colegas vivem me chamando de professor. 
Esse modesto apelativo me dá mais orgulho e satisfação do que o aparentemente pomposo de embaixador. 
Ser embaixador é apenas um título, para mim anódino, que qualquer amigo do rei, ou do presidente, pode ostentar, com base em conexões e apoios, e até sendo filho de quem decide. 
Ser reconhecido basicamente, essencialmente, como professor é uma condição que poucos podem exibir, a não ser que encarnem efetivamente esse gênero de atividade.
Feliz dia dos professores — a despeito de nossos tempos sombrios, quando temos um cidadão ignorante como ministro da área — a todos os que podem ser legitimamente reconhecidos nessa nobre atividade.
Ser embaixador passa.
Ser professor permanece!

Paulo Roberto de Almeida 
Brasília, 15/10/2019

Nenhum comentário: