O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 12 de outubro de 2019

2019 em Brasília: o ano disruptivo na política brasileira - Daniel Marenco (crowdfunding)

Participe, você também, deste crowdfunding, para um livro excepcional: o ano mais disruptivo da política brasileira, devidamente fotografado por um artista profissional:

https://benfeitoria.com/embrasilia2019?fbclid=IwAR3I44_kKoethdyxp-xR0yIOog4-KzoqrLf39WUa3Opw_zp5XZ0wbpou4K8

EM BRASÍLIA, 2019. O ano disruptivo
Daniel Marenco

O Brasil de 2019 pelas lentes de quem acompanha o dia a dia da política na capital federal. Um registro fotográfico de um ano disruptivo.

O fotojornalista Daniel Marenco acaba de lançar o projeto “Em Brasília, 2019. O ano disruptivo”, um registro fotográfico do momento político em que vivemos. Será um livro impresso em qualidade, com capa dura, com imagens feitas nos bastidores de Brasília, em eventos oficiais e também imagens que retratam onde e como as falas dos governantes podem afetar a população. São fotos que procuram retratar não somente o fato político, mas também contextualizar suas consequências em um país tão heterogêneo, desigual, gigante.

A campanha de crowdfunding está no ar no endereço https://benfeitoria.com/embrasilia2019 e tem como recompensas, além do próprio livro, fotos em séries limitadas - com no máximo 20 impressões, de algumas das fotos da carreira de Marenco, assinadas e impressas com qualidade museológica - cursos de fotografia, curadoria para projetos pessoais, entre outros.

Como fotógrafo, desde 1999 Marenco busca mostrar o que acontece por onde passa em registros visuais. Já fotografou miséria extrema, alguns dos piores desastres, eleições presidenciais, grandes eventos. E, neste último ano e meio, vem respirando política no meio do furacão onde ela mais se expressa: em Brasília.

É um livro para quem gosta de fotografia guardar para tempos futuros, como prova do momento ímpar que estamos vivendo. Também é um livro para quem gosta de história poder consultar as memórias desse período.

Sobre Daniel Marenco
Fotojornalista baseado em Brasília, Daniel Marenco trabalhou em quatro jornais. Em 2015, foi indicado ao Esso, principal prêmio de jornalismo brasileiro, com dois trabalhos. A foto “Terremoto em Katmandu” mostra uma cerimônia fúnebre no Nepal e foi publicada no jornal Folha de S. Paulo, empresa em que trabalhou por cinco anos. "Marcado com ferro e fogo" é o retrato de um homem torturado pela polícia no Rio de Janeiro. A foto foi publicada em O Globo, onde Marenco começou a trabalhar em 2015. Em 2009, o fotojornalista foi indicado para o mesmo prêmio, por causa de uma série de fotos da Prisão Central de Porto Alegre. Ele foi premiado na categoria de ensaio no 7º Melhor Concurso Cultural de Fotografia da Leica (2009) e no Prêmio Petrobras de Jornalismo (2015). Em 2014, com o ensaio “El Gaucho”, foi finalista da bolsa Roberto Villagraz, em Madri, e com um ensaio sobre as manifestações de junho de 2013, finalista do Prêmio de Arte da Fundação Conrado Wessel. Marenco é formado em jornalismo na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em São Leopoldo (2007). Trabalha como fotógrafo desde 1999 e já passou também pelos jornais Diário Gaúcho e Zero Hora. Entre as principais coberturas em que participou, estão os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara em 2011, os protestos brasileiros em 2013, a Copa do Mundo no Brasil em 2014, o terremoto no Nepal em 2015, o Jogos Olímpicos de 2016, o fim da Minustah no Haiti (2017) e quatro eleições presidenciais. Em 2018, Daniel Marenco estreou em documentários com “Contramaré”, selecionado em mais de 10 festivais.

Seu portfólio está disponível em https://danielmarenco.com/

Um livro para quem gosta de fotografia guardar para tempos futuros, como prova do momento ímpar que estamos vivendo. Também um livro para quem gosta de história poder consultar as memórias desse período.

Olá, meus amigos, que bom que chegaram até aqui. De antemão, agradeço pelo tempo e carinho de vocês. Aproveito para dizer que aqui terão a oportunidade de não só contribuir para fazermos juntos o livro que será um registro histórico do tempo em que vivemos, mas também ter em casa aquela minha foto que você gosta.
Essa campanha foi pensada com esse intuito. Agradar a todos vocês. E presenteá-los não só com o produto desse crowdfunding, mas também com o que mais tenho de valioso: meu carinho despejado em cada fotografia que faço. Espero ir parar na parede das casas de cada um de vocês. 
Para isso, preparamos recompensas para todo o tipo de ajuda. E, para algumas, séries limitadas, com no máximo 20 impressões, de algumas das minhas fotos, assinadas e impressas com qualidade museológica! Confira abaixo essas imagens:


Como fotógrafo, desde 1999 busco mostrar o que acontece por onde passo em registros visuais. Já fotografei miséria extrema, alguns dos piores desastres, eleições presidenciais, grandes eventos. E, neste último ano e meio, venho respirando política no meio do furacão onde ela mais se expressa: em Brasília. Essas fotos também serão disponibilizadas em recompensas, mas sem limite de impressões. Abaixo mais alguns exemplos dessas fotos. E, claro, se você gosta muito de alguma imagem minha que não está aqui, só entrar em contato por e-mail que damos um jeito.

Além disso, teremos outras recompensas, como cursos de fotografia, curadoria para o seu projeto pessoal, entre outros. Espie todas e dê uma reparada no nome de cada recompensa. Depois me conta o que achou!
Sobre esse livro, algumas considerações. A última eleição para Presidência da República representou uma quebra de paradigmas, com uma disputa eleitoral em que as redes sociais tiveram novo peso, com a ruptura da polarização entre PT e PSDB, entre outras novidades no âmbito político e social brasileiro. 

São, até o lançamento desta campanha de crowdfunding, mais de nove meses de governo. Um governo já marcado por declarações polêmicas em diversas áreas e com uma rápida queda de aprovação. Um governo que já aprovou uma grande reforma com o apoio do Congresso, a reforma da previdência, mas que também teve derrotas importantes e vê sua imagem desgastada por discursos e práticas. 
Desde a eleição, ou mesmo desde a posse, muita coisa mudou. Para marcar esse momento histórico no país, venho propor um documento imagético: um livro, o "Em Brasília, 2019. O ano disruptivo". 
Será um livro impresso em qualidade, com capa dura, com imagens feitas nos bastidores de Brasília, em eventos oficiais e também imagens que retratam onde e como as falas dos governantes podem afetar a população. São fotos que procuram retratar não somente o fato político, mas também contextualizar suas consequências em um país tão heterogêneo, desigual, gigante. 
É um livro para quem gosta de fotografia guardar para tempos futuros, como prova do momento ímpar que estamos vivendo. Também é um livro para quem gosta de história poder consultar as memórias desse período. 
E eu, testemunha ocular desses acontecimentos, conto com a colaboração de vocês para divulgar esses registros. Seria muito legal se vocês compartilhassem e contribuíssem com esse projeto. Agradeço imensamente a cada um que se dispuser a ajudar e deixo desde já o meu muito obrigado.
Um abraço forte em cada um de vocês! 

FINANCIAMENTO COLETIVO
É tudo ou nada! Precisamos bater a meta até 15/12/2019 - 23:59

Nenhum comentário: