quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Diplomacia da era Lula: balanco e avaliacao - artigo PRA

O mais recente artigo publicado:


A diplomacia da era Lula: balanço e avaliação,
Revista Política Externa (vol. 20. n. 3, nov-dez 2011; jan. 2012, p. 95-114; 
link: http://www.pralmeida.org/05DocsPRA/2344DiplomEraLulaBalRevPolitcaExterna.pdf
Paulo Roberto de Almeida

4 comentários:

Gustavo disse...

Excelente, professor. Merece circular a análise irrefutável dos anos do "Nosso Guia" na condução da política externa.

Gostaria de acomapanhar a repercussão do artigo no establishment.

Parabéns. O senhor acaba falando o que muitos de seus colegas gostariam de manifestar e não podem ou querem...

Paulo Roberto de Almeida disse...

Gustavo,
Não creio que haja qualquer reação ou comentário vindos do que você chama de establishment (que suponho refira-se ao próprio meio diplomático brasileiro). Diplomatas em geral são discretos, ou submissos, interprete-se como for o caso.
Talvez algum anônimo manifeste sua opinião.
E certamente algum AA vai criticar.
Paulo Roberto de Almeida

Anônimo disse...

Professor, fico constrangido que a política exterior do Brasil nos últimos 8 anos tenha sido "tocada" pelos professores de relações internacionais da UNB e que suas historinhas tenham de ser lidas por quem pretende ingressar na carreira diplomática.

Paulo Roberto de Almeida disse...

Meu caro Anônimo,
No Brasil, em certas áreas, a versão vale mais do que os fatos. Isso se aplica especialmente, particularmente, enfaticamente, à história, e, com especial acuidade, à história da política externa.
Em certas áreas, se prefere viver de mentiras...
Paulo R. Almeida

Postagem em destaque

Terceira lista dos melhores trabalhos de Paulo Roberto de Almeida divulgados por meio do blog Diplomatizzando, 2015 e 2016

Terceira lista dos melhores trabalhos de Paulo Roberto de Almeida divulgados por meio do blog Diplomatizzando , 2015 e 2016   Paulo Ro...