domingo, 13 de dezembro de 2020

Livros que não precisariam existir: sobre a diplomacia bolsolavista: já publicados e em publicação - Paulo Roberto de Almeida

No momento em que coloco um ponto final no meu quarto livro sobre a política externa e a diplomacia da bolsodiplomacia, confesso que preferia não tê-los escrito.

Pode parecer estranho, mas é um fato que praticamente todos as minhas obras anteriores publicadas, são livros de estudo, resultantes de pesquisas (inclusive de arquivos) e que se destinaram ao público universitário habitual.

Ao contrário, os listados abaixo correspondem a obras de debate, ou de combate.

Combate contra a degradação da política externa e da diplomacia, contra a burrice na primeira e a estupidez na segunda.

Uma coisa é certa: se algum dia houver alguma coisa parecida às Gesamtwerke de Paulo Roberto de Almeida, esses livros não devem entrar na seleção. Em todo caso, ofereço abaixo uma pequena lista dos quatro livros desta série, com os devidos links para sumários, prefácios e acesso ao corpo do texto.


 1) Miséria da diplomacia: a destruição da inteligência no Itamaraty (Boa Vista: Editora da UFRR, 2019, 165 p.; também disponível no Google Books). Incorporado à plataforma Academia.edu e a Research Gate.





 3) Uma certa ideia do Itamaraty: a reconstrução da política externa e a restauração da diplomacia brasileira (Brasília, Diplomatizzando, 169 p.; disponível igualmente nas plataformas  Academia.edu e Research Gate.



Este é o livro recém terminado, que ainda aguarda definição sobre o formato exato de publicação:

4) Apogeu e demolição da política externa brasileira: reflexões de um diplomata não convencional (Brasília: Diplomatizzando, 2020, 245 p.). Capa, sumário, epígrafe e prefácio apresentados no blog Diplomatizzando e nas plataformas Academia.edu e Research Gate


Livros anteriores, que trataram de maneira mais acadêmica de temas relacionados à política externa ou à diplomacia brasileira, foram os seguintes: 






 

Relações internacionais e política externa do Brasil: a diplomacia brasileira no contexto da globalização (Rio de Janeiro: LTC, 2012).



Existem muitos outros, mas basta esses...

Paulo Roberto de Almeida

Brasília, 13 de dezembro de 2020


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.